quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ALUNOS URUGUAIOS CANTAM HINO BRASILEIRO NAS RUAS DE MONTEVIDÉU

ALUNOS ERIK ERIKSON 3º GRAU 2011
Comemorando 20 anos do Colégio Erik Erikson sediado nos bairros Atahualpa e Prado de Montevidéu uma turma de 11 alunos de 3º grau cantou o hino nacional brasileiro na Pracinha frente à antiga Embaixada do Brasil no decênio de 1930, hoje Residência Presidencial uruguaia e ponto de encontro do Presidente José Mujica com os ministros do governo toda Segunda. Confira a reportagem do Diretor do colégio Advogado Leonardo Gasquez e comentários dos vizinhos surpresos pelas novidades divulgadas.


Sábado 22 e domingo 23 de Outubro de 2011, dias que o Uruguai comemorou mais um “Dia do Patrimônio” no país inteiro. A escolha do Colégio Erik Erikson caiu no primeiro dia e foi um sábado diferente para os alunos do instituto de ensino pois uma turma de 11, quase um time de futebol, aproveitaram para divulgar o passado da atual Residência Presidencial uruguaia na Avenida Joaquín Suárez envolvida com o Brasil que 98% dos uruguaios desconhecem ainda hoje.

Todo vizinho que passou pela Residência Presidencial uruguaia que debruça na Avenida Suárez, ignorava a história “brasileira” de exportação que joga às ocultas com o presente.
Todo dia temos ônibus com placas uruguaias fazendo o roteiro turístico montevideano, outros com placas vermelhas brasileiras da gema que deixam as listras dos pneus no cimento dessa Avenida Suárez como testemunhas.

DESTAQUES DO ERIK 3º GRAU 2011 - ELES O FIZERAM POSSÍVEL
Grandíssima maioria desses ônibus e lotações acabam dando uma parada no posto de gasolina ESSO no mesmo quarteirão e distante apenas 100 metros da tal Residência Presidencial. Absoluta ingratidão com o antigo casarão histórico, ingratidão com o histórico do Brasil que no decorrer de uns quatro anos posou parte da história montevideana nele.

Palacete da alta sociedade uruguaia que se ergueu em 1907 para ficar orgulhoso até hoje. Foi obra do Arquiteto Trambauer.

Já em 1950 e pouco é pertence do Governo Uruguaio e passaram vários Presidentes uruguaios até a vinda do oncologista Tabaré Ramón Vázquez Rosas no primeiro governo da esquerda uruguaia (Frente Amplio) de 2004 à 2009 que continuou com o atual José “Pepe” Mujica que decidiram que o casarão fosse apenas ponto de encontro com os Ministros toda Segunda e em oportunidades recepção de Presidentes e destaques da política internacionais.
Quanto tem a ver com essa história do Palacete, inúmeros turistas brasileiros tendo dado uma parada pertinho e tanto dele, na hora de passar pelo portão do Nº 3671 da Avenida Suárez, sequer focam o angular das camerinhas nele pois ignoram que foi antiga Legação do Brasil de 1934 atè 1938, que o Embaixador brasileiro naquela data foi o Dr. Lucillo Da Cunha Bueno compartilhando o casarão com a esposa, Irene Bentancourt e filhas de colo.

Envolvido com a história brasileira, virou ainda mais importante quando no finalzinho de Maio e início de Junho foi visitado pelo então Presidente da República Federativa do Brasil, Getúlio Dornelles Vargas, um gaúcho da cidade de São Borja no Rio Grande do Sul, que encerrou uma viagem presidencial em Montevidéu e tinha dado início em Buenos Aires, tendo como parte da agenda do Getúlio a comemoração pelo alargamento da Avenida Corrientes ainda hoje um ícone da cidade portenha.

Nessa oportunidade o Presidente Getúlio veio junto ao Chanceler brasileiro Dr. José Carlos de Macedo Soares que também foi lisonjeado na antiga Legação. Naquela oportunidade o Macedo Soares foi acompanhado pela esposa Matilde e no caso do Getúlio além da esposa, Darcy Sarmanhos a filha Alcira que por incrível que pareça no esquema atual, não ficaram hospedados em um hotel senão em um outro casarão da Avenida Lucas J. Obes 1075 do Prado, apenas 6 quarteirões da Legação, que naquele instante foi pertence do sogro do Presidente Dr. Gabriel Terra, Fermín Ilarraz, bem mais conhecido como o casarão Ilarraz – Álvarez Mouilá. Um jovem jornalista, do Jornal A Manhã do Rio de Janeiro acompanhou a delegação oficial....quem sabe lembra o nome dele. Jorge Amado.
MARTHA LOARCHE - SECRETÁRIA ERIK ERIKSON

Embora, voltando no assunto dos alunos do LICÉU ERIK ERIKSON, esses onze de jeito específico e mais alguns que por razões várias não conseguiram acompanhar o projeto de divulgação o “Dia do Patrimônio” ficaram extremamente envolvidos com os fatos históricos desconhecidos da Residência Presidencial que abraçam ao Brasil ainda hoje, quase 80 anos depois daquela marcação.

Cantam o hino brasileiros com paixão mesmo, sem dar risada, além da idade que às vezes poderia criar confusão no alvo perseguido, são uruguaios da gema mas no decorrer do ano  tem começado gostar do hino brasileiro, da letra, da música e o cantam de jeito único. É só assistir ao vídeo gravado nesse sábado 22 de Outubro.

São todos eles que vão divulgar aos netos daqui a muitos anos esse histórico que hoje com apenas 14 ou 15 anos descobriram nas aulas de português do ERIK no ano 2011.
A escalação do time ERIK detalha-se a seguir: Possam na foto.

Joaquín Pablo Quiles, Gabriel González, Manuel Arraras, Luca Correa, Santiago Núñez, Santiago Cilento, Enzo Rodríguez, Ignacio Carrere, Lorenzo Anglet, Santago Saraiva e Valentina Torres.

Já-já pode conferir a reportagem feita vídeo do Diretor do Colégio ERIK ERIKSON de Montevidéu. Advogado Leonardo Gasquez divulgando projetos interessantes envolvidos com a cultura brasileira e as aulas de português.

PRAVDA: O quê é o Colégio ERIK ERIKSON aqui em Montevidéu? Faz quanto tempo ele está funcionando? Vamos começar com isso....

DR. GASQUEZ: Vamos lá então...o Colégio ERIK ERIKSON foi planejado como um projeto faz 20 anos, ou seja, completou 20 anos...No Uruguai, existiam na grande maioria colégios que abraça a religião e faz uns 20 ou 30 anos foram surgindo algumas idéias laicas fora da abrangência do Estado uruguaio, vamos dizer, privadas. Dentro desse esquema, foram surgindo alguns liceus e colégios que foram batizados com nome de Santo nem envolvidos com a religião senão de pessoas, focadas na moldagem da personalidade humana,
Foi então que surgiram o Jean Piagget, Arnold Gessell e de jeito específico o nosso ERIK ERIKSON.

ADVOGADO LEONARDO GASQUEZ - DIRETOR ERIK ERIKSON
Quem foi o ERIK ERIKSON? Trata-se de um psicologista, pedagogo, dos EUA, que aprofundou no estudo de cinco etapas da personalidade humana, as mais importantes, infância e adolescência, que poderíamos dizer, se joga a semente quanto tem a ver com a personalidade.

Em  honra, como a gente acredita que nós somos os que moldamos a personalidade  das crianças, batizamos o colégio de ERIK ERIKSON. Então....surge como um projeto que está na procura de uma abrangência muito ampla quanto à educação e...a nossa condição de colégio laico faz possível que todos meninos que se cadastram no aqui, consigam cultivar o espírito crítico.

PRAVDA: Deu para entender. Quanto à estrutura do colégio....tem ensino Secundário e Primario, não é? E quantos alunos têm aqui no instituto?

DR. GASQUEZ: Vamos lá...o ERIK é um instituto que tinha iniciado na faixa do número mínimo de alunos. Tinha começado com Ensino Infantil e Fundamental I, hoje temos Ensino Fundamental II e Médio, Humanas, Exatas e Biológicas, tendo aumentado o número de alunos do colégio....ele se disparou daqueles 50 alunos até ultrapassar os 600 ou mais em todos os planos do colégio....e a gente acha que vamos encerrar o Vestibular nas três escolhas de Exatas, Humanas e Biológicas e achamos que em 2012 também vai continuar aumentando o número de alunos cadastrados.

PRAVDA: Por quê o português faz parte dos programas de Ensino? No Secundário, com certeza!!!

DR. LEONARDO GASQUEZ - AVALIOU PROJETO CULTURAL
DR. GASQUEZ: O projeto do ERIK que abraça o espírito analítico, a gente acha importante ter o português pois temos um relacionamento muito estreito com o irmão gigante, um país, que é o Brasil pois nós uruguaios vamos ver.....dependemos dele. Por enquanto, os meninos estudam o idioma inglês que ergue-se como uma língua universal, mas achamos....vamos ver....ruim, que os nossos meninos fiquem, desinteressados nessa língua que para nós é fundamental que é o português. Para nós é tão importante quanto o inglês...isso aí é o que a gente está querendo envolvido com o português, os meninos estão estudando português e espanhol e o inglês que continua como a linguagem universal.

PRAVDA: Diretor...você acha que as parcerias,  as alianças com as editoras de livros do Brasil são importantes?

DR. GASQUEZ: Com certeza. Toda matéria no ERIK tem um projeto associado. Quanto tem a ver com literatura e língua espanhola, já temos editado um livro, feito no México, intitulado. “Contos jovens de Montevidéu” e ia ser muito grato montar uma parceria com editoras do nosso pais irmão, Brasil, procurando editar o que os nossos meninos fazem progredir nas aulas, sustentados nessa criatividade, que já tínhamos falado antes.

PRAVDA: Toda matéria no ERIK tem projeto para final de ano, está certo? Qual é o projeto que está sendo desenvolvido nas aulas de português?

DR. GASQUEZ: Quanto ao idioma português....um instante...todo projeto no ERIK ERIKSON é interessante, de jeito específico, esse que está desenvolvendo um dos professores de português tentando  estabelecer uma interligação entre o bairro do Prado, no qual está localizado o ERIK, o patrimônio que ele possui e o conhecimento que eles estão tendo. Está certo?
Trata-se de uma tarefa que abrange múltiples opções e achamos extremamente interessante.

PRAVDA: O que acabou acontecendo no sábado 22 de Outubro de 2011, aqui perto na Residência Presidencial uruguaia em Montevidéu?

DR. GASQUEZ: O ERIK está localizado em um bairro muito importante que é o Prado de Montevidéu. Lá temos a Residência Presidencial carregando um histórico maravilhoso e o professor de português dando uma de criativo, fez que os nossos alunos distribuíram folhetos folders, divulgando o histórico da Residência Presidencial, envolvido com um dos Ex Presidente da República Federativa do Brasil, o Getúlio, Getúlio Vargas. Veja então que o professor nem só está ministrando aulas de português ao resgate da história do Brasil no próprio curso.

PRAVDA: Uma mensagem assim para compartilhar com os tevintes e leitores do JORNAL PRAVDA,

DR. GASQUEZ: Olha...a mensagem é....vamos ver....interessante para todos manter relacionamento com uma mídia do prestígio do PRAVDA e tomara a gente consiga confraternizar ficando bem mais perto desse povo maravilhoso que é o brasileiro.

PRAVDA: Muito obrigado.

DR. GASQUEZ: Muito obrigado

COLÉGIO ERIK ERIKSON www.erikerikson.edu.uy



JORNAL PRAVDA http://port.pravda.ru

Gustavo Espiñeira

JORNAL PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poate o seu comentário nesta casa. Ficamos no aguardo dele